Química 

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APRESENTAÇÃO DO CURSO 

A educação superior tem apresentado, no limiar do novo século, uma demanda sem precedentes e uma grande diversificação no seu atendimento, pois a tomada de consciência quanto a sua importância para o desenvolvimento sócio-cultural e econômico demonstra que, para a construção de um futuro no qual as gerações possam contribuir efetivamente para a qualidade de vida desejada por todos, é de suma importância a formação de profissionais com alta competência e habilidade no trato do atendimento às necessidades básicas do homem.

PERFIL PROFISSIONAL

O curso ora proposto pretende formar profissional capacitado para compreender as questões científicas, técnicas e sociais de âmbito nacional e internacional, nos diferentes modelos de organização, assegurando assim o pleno domínio das responsabilidades docentes que envolvem o meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Química, com a plena utilização de inovações tecnológicas, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações educacionais com o advento da tecnologia da informação.

Como docente o perfil do Licenciado em Química, desta instituição, terá uma formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.

Dentre as competências e habilidades exigidas ao futuro licenciado, explicitadas pelo parecer CNE/CES 1303/2001, pode-se elencar:

COM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PESSOAL:

- possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios de Química;

- possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos, assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;

- identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional;

- identificar o processo de ensino/aprendizagem como processo humano em construção;

- ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção;

- saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional;

- ter interesse no auto-aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extra-curriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com o ensino de Química, bem como para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade, como forma de garantir a qualidade do ensino de Química;
- ter formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos;

- ter habilidades que o capacitem para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliação da qualidade do material disponível no mercado, além de ser preparado para atuar como pesquisador no ensino de Química.

OBJETIVOS DO CURSO

Em termos filosóficos, o Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Cidade de João Pinheiro busca a construção de uma base técnico-cientifíca que permita os alunos desenvolverem um processo de auto-questionamento e aprendizado, de modo a torná-los capazes de absorver, processar e se adequar por si mesmos às necessidades e requerimentos das organizações do mundo moderno.

Formar Licenciados em Química capazes de apreender; entender, criticar, analisar e avaliar a realidade e, sob o primado da prática, desempenhar, criativamente, suas atividades docentes; de forma contextualizada frente a cada realidade social e institucional que se apresenta e atuar como agente de mudanças.

Neste sentido, o Egresso do Curso de Licenciatura em Química, respeitadas as suas singularidades, deverá ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.

Os conteúdos programáticos das disciplinas constantes no Currículo do Curso de Licenciatura em Química estão totalmente associados à finalidade do Curso, das competências e/ou habilidades requeridas pelo mundo moderno, bem como do perfil de egresso pretendido e; principalmente buscar e efetivar uma interdisciplinaridade, uma multidisciplinaridade e uma constante transversalidade exigida nas altas competências exigidas para um mundo globalizado sem esquecer a importância do localizado.

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE QUÍMICA