Enem 2020

Data: 11 de maio de 2020 às 11:25

Inscrições para o Enem 2020 serão realizadas em maio, e provas estão marcadas para novembro. Grande novidade é a versão digital do exame.

As informações sobre o Enem 2020 já foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A grande novidade fica por conta da aplicação digital da prova.

As inscrições para o Enem 2020 serão realizadas de 11 a 22 de maio. O valor da taxa permanece o mesmo do ano passado, R$ 85.

O edital do enem 2020 já foi divulgado. Nele é possível consultar todas as datas e as regras do exame.
Edital do Enem 2020 Impresso
Edital do Enem 2020 Digital

Datas do Enem 2020

Pedidos de isenção da taxa: 6 a 17 de abril
Justificativa de ausência para isenção de taxa: 6 a 17 de abril
Resultado dos pedidos de isenção e justificativa de ausência: 24 de abril
Inscrições: 11 a 22 de maio
Prazo para pagamento: 28 de maio
Tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio
Provas tradicionais: 1 e 8 de novembro
Provas digitais: 22 e 29 de novembro
Gabarito provas tradicionais: 11 de novembro
Resultado: janeiro de 2021

Infográfico Enem 2020

Isenção de taxa do Enem 2020

Antes das inscrições abrirem, os estudantes de baixa renda puderam solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020. Os pedidos foram recebidos entre 6 e 17 de abril. No mesmo período, candidatos isentos no Enem 2019 que faltaram às provas puderam justificar ausência para obter o benefício novamente.

Saiba como pedir isenção de taxa do Enem

Veja também como justificar ausência

Para não prejudicar os estudantes que estão sem acesso à internet durante o isolamento promovido pela pandemia do coronavírus, o Inep irá aceitar pedidos de isenção, excepcionalmente, durante o período de inscrição do Enem (saiba mais).

Inscrição Enem 2020

As inscrições para o Enem 2020 estão abertas e serão recebidas até 22 de maio, somente pela internet, na Página do Participante. Quem não tiver cadastro no portal gov.br deverá fazê-lo antes de fazer a inscrição no Enem.

Saiba como se inscrever no Enem 2020

Para fazer a inscrição no Enem 2020 será preciso informar um CPF próprio, não sendo aceitos documentos de pai, mãe ou responsável. O estudante também precisará informar um número de celular e um endereço de e-mail.

Durante a inscrição no Enem, o sistema vai pedir que informe sua escolaridade, se necessita de atendimento especial, onde deseja fazer a prova e qual a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Ao final, cada participante terá que responder um questionário socioeconômico.

Veja passo a passo como fazer a inscrição no Enem

Provas do Enem 2020

As provas tradicionais do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 1 e 8 de novembro, dois domingos consecutivos. O formato das provas será o mesmo do Enem 2019, com questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 itens, além da redação.

1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

Enem Digital

A maior novidade do Enem 2020 será a aplicação de provas digitais, ou seja, os estudantes poderão fazer o exame pelo computador. No primeiro ano da novidade, até 100 mil estudantes de 15 capitais irão fazer as provas digitais nos dias 22 e 29 de novembro

Veja como serão as provas digitais do Enem 2020

A intenção do Ministério da Educação (MEC) é aumentar a cada ano a quantidade de participantes que farão as provas digitais, até elas substituírem totalmente as provas impressas em 2026. A medida visa, a longo prazo, reduzir custos de impressão.

Somente estudantes que já concluíram o ensino médio ou concluirão em 2020 poderão participar do Enem Digital 2020, ou seja, treineiros só poderão fazer as provas impressas. No ato de inscrição, o participante deverá escolher entre a prova impressa ou digital. Não será possível fazer as duas.

O que estudar para o Enem 2020

O Enem 2020 deverá ser a última edição do exame que seguirá a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. A partir de 2021, como já adiantou o MEC, o exame sofrerá mudanças para se adequar ao Novo Ensino Médio.

O conteúdo da Matriz de Referência é extenso, por isso, é preciso se preparar para o Enem com antecedência. No entanto, alguns temas costumam cair com mais frequência.

Veja os temas que mais caem no Enem

Como estudar para o Enem 2020

No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2020. Veja algumas:

Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.

Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.

Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.

Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.

Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.

Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.

Temas mais cobrados no Enem: lista com os temas mais cobrados no Enem, para você dar um reforço nos estudos.