II Semana do Meio Ambiente

Data: 05 de June de 2018 às 07:00

Na primeira semana do mês de junho de 2018 a Faculdade Cidade de João Pinheiro – FCJP, promoveu a II semana do Meio Ambiente em decorrência do dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 e seu principal objetivo é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, vistos antes como recursos inesgotáveis.

A preocupação com a conservação da natureza tem se tornado cada vez crescente em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado graves problemas ao meio ambiente, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e consequentemente, toda a vida futura no planeta.

Seguindo os objetivos propostos pela Semana Mundial do Meio Ambiente, os alunos do curso de Ciências Biológicas juntamente com os professores e o Núcleo de Educação Ambiental -NEA, promoveram algumas ações com temas relevantes sobre a preservação, conscientização e conservação do meio ambiente, através de palestras realizadas pelo Sargento Alexandre Pedro da Polícia Militar Ambiental e do técnico em agropecuária e acadêmico em Agronomia, Weverson Alves. Foram ainda realizadas apresentação de banners pelos alunos do 1º e 3º períodos com os temas Educação Ambiental, Logística reversa e os múltiplos usos das plantas. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar-se para toda comunidade e para os demais alunos.

Ressalta-se que é importante que todos, inclusive os alunos, sejam conscientes e conscientizadores em relação aos problemas causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

Ações como esta são necessárias para nos lembrar que somos todos parte do meio ambiente, e como parte do mesmo, somos, portanto, todos responsáveis pelo seu equilibro.

O curso de Ciências Biológicas e NEA agradecem aos palestrantes, aos alunos e professores envolvidos.